segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Valor do Perdão

Jean Vanier

A palavra grega para perdão é "asphesis", que significa "liberar, libertar da escravidão"; significa "remissão da dívida, da culpa e do castigo". É usada quando a prisão é aberta e o prisioneiro pode sair livre.

Nós, humanos, somos chamados a ser livres, a libertar os outros, a alimentar a vida, a olhar o valor e a beleza em cada um de nós e a transformar o nosso mundo em um belo jardim, onde cada pessoa possa criar uma safra de flores e assim preparar as sementes da paz para o futuro.

O perdão é o processo de remoção das barreiras, pelo qual começamos a aceitar e amar aqueles que nos feriram. É um processo unilateral, que começa quando a vítima, com uma força recém-descoberta, se recusa a buscar vingança.

Para ingressarmos no caminho do perdão, temos de perder nossos sentimentos de superioridade, mas também os de inferioridade. Cada um de nós já feriu outra pessoa, e fomos feridos também. Por isso precisamos reconhecer e assumir a responsabilidade por nossa vida.

Quando o pai, na parábola do filho pródigo, vê seu filho desgarrado voltando para casa magro, sujo e barbado, corre para ele e o beija. Sem julgamento, sem comentários desagradáveis. Seu desejo de estar com seu filho era bem maior que qualquer mágoa que ele pudesse ter.

Se amamos e queremos que todos sejam livres para produzir frutos, seremos pessoas de perdão. Não seremos mais dominados por nossas mágoas interiores, mas ansiaremos pelo crescimento de toda a humanidade em paz e união.

Não mais "olho por olho, dente por dente."


Veja Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário